sábado, 13 de outubro de 2018

Aula Nº3 - Iniciação no Autocad

No inicio da utilização do Autocad, foi-nos pedido que desenhássemos algumas figuras geométricas introduzindo-nos assim alguns comandos básicos como:


  • LINE - Fazer uma linha;
  • MOVE - Mover um objecto;
  • ZOOM - Aproxima o objecto;
  • ERASE - Apagar;
  • UNDO - Andar para trás;
  • REDO - Voltar a fazer;
  • CLOSE - Fechar o que estamos a fazer;
  • POLYGON - Fazer polígonos;
  • PLINE - Seleccionar o objecto depois de estar feito;
  • CIRCLE - Fazer um círculo;
  • PEDIT - Junta linhas seleccionadas;
  • MIRROR - Espelhar objectos:
  • ROTATE - Rodar algo;
  • LAYER - Criar uma nova "camada";
  • TRIM - Apagar partes do objecto;
  • MTEXT - Criar caixa de texto;
  • CHPROP - Alterar propriedades;  


Após aprendermos os comandos foi nos pedido que começássemos por fazer um quadrado da seguinte forma:

Line (0,0)
        (10,10)
        (20,10)
         (20,20)
         (10.20)
Close (C)



Fig 1 : Quadrado


Depois de fazermos os quadrado ainda tínhamos de fazer ainda o triângulo,pentágono,hexágono e heptágono.Para fazermos estas figuras tivemos de alterar as definições do autocad, no osnap neste mudámos para o sistema absoluto para podermos fazer os polígonos a partir dos seus ângulos.Então tivemos de fazer assim os restantes polígonos:

Triângulo

Line (0,0)
        (10<0)
         (10<120)
Close (C)

Pentágono

Line (0,0)
        (10<0)
        (10<72)
        (10<144)
        10<216)
Close (C)

Hexágono

Circle
Divide
  • 6
PLINE - Os pontos que são para unir ficam destacados na circunferência


Os restantes polígonos fazem-se como o Hexágono mas na parte do divide dividimos pelo número que queremos que o nosso polígono tenha.


                                                                Fig 2 : Restantes Polígonos

Depois de termos todos os polígonos feitos criamos uma layer para cada um deles onde alterámos a cor e o seu nome deste modo:

Comando layer

alterar a cor e o nome

Alterar a layer

Comando-chprop
Selecionar objeto
Enter
Layer
Escrever o nome da layer a que queremos associar
Enter


Por fim com estas figuras geométricas criadas foi nos proposto um trabalho que consistia na projecção de quatro pirâmides regulares para o plano frontal.
As bases da pirâmides seriam um triângulo equilátero, um quadrado, um pentágono e um hexágono, ambos com 10 unidades de medida.

Para fazer as pirâmides primeiro achávamos o centro da figura de seguida puxávamos linhas para cima dos extremos da figura e do centro e rebatíamos  o triângulo da base quando o arco do rebatimento tocava na linha que tínhamos puxado do centro,encontrávamos aí o vértice da figura rebatida.


                                                               Fig 3 : Pirâmides








Sem comentários:

Enviar um comentário